sábado, 2 de dezembro de 2017

A fila e o barbudo (Crônica)

Diariamente às 5:30, bebo um café preto e sem açúcar enquanto olho pela janela me convencendo a acordar. Quem me convence é o relógio mostrando que estou atrasado, mas não saio de casa antes de fazer uma rápida inspeção no rosto para não chegar no trabalho com a barba por fazer.
Coloco o pé direito fora de casa entrando em sincronia com outros que transitam à passos largos e constantes em direção ao ponto de embarque, pois a fila do ônibus é a primeira preocupação do dia.
Filas são assim: Desconhecidos, cangote à cangote aspirando algo em comum, uma demanda maior que a oferta que nos leva ao purgatório da letárgica espera.


Certo dia, enquanto esperava na fila, percebi que um barbudo estava me observando a poucos metros de distância. Sentado em um banquinho de madeira ele trajava roupas leves e desbotadas. Com ar de sossego ele respirava fundo degustando os primeiros raios de sol enquanto escutava um pequeno rádio de pilha no bolso da camisa. No encontro dos nossos olhares, o barbudo estendeu a mão em sinal de cordialidade enquanto acenava com a cabeça, e eu acostumado com a educação dura e dissimulada, procurei interromper o contato fazendo com rapidez um sinal de cabeça enquanto fingia um aceno com as mãos. O barbudo retribuiu novamente com um sorriso livre como quem tentava me dizer que eu não precisava entrar no ônibus. Aí comecei a me perguntar:
E se eu não entrar no ônibus? E se eu sair da fila?
Quando foi que eu me encaixei nessa engrenagem que me faz girar compulsivamente? Será que eu tenho escolha? As perguntas me fizeram perceber que eu construí a minha vida em cima de bases sustentadas por filas e ônibus. Então eu continuei fiel à fila até entrar no ônibus, apesar do sorriso do barbudo me dizendo que eu não precisava.



José Renato – Graduando em Letras Vernáculas com uma Língua Estrangeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário