sábado, 2 de dezembro de 2017

CURIOSIDADE (Crônica)

                                                                    
Eu cresci numa família cristã, uma família que acredita apenas em Deus que mora no céu, nunca vi ou toquei, mas eu era ensinar que Ele existe e é só um superior Deus, eu acredito. Eu também ouvi falado sobre outros deuses que existem no mundo, mas eles, ao contrário do Deus que eu acredito. Eu tinha curiosidade para saber mais sobre esses deuses, mas é um pecado na minha família para falar que você quer saber sobre qualquer deus exceto o Deus que mora no céu. 

Como eu cresci, a minha curiosidade cresceu sobre esses deuses, mas não tinha coragem para pesquisar ou perguntar alguém por causa de medo dos meus pais.  Um dia na escola, falamos sobre várias culturas que existem na Nigéria e nosso professor falou sobre a origem da cada cultura e os deuses por várias culturas, era uma grande oportunidade para mim porque o professor falava também sobre esses deuses que se chamam ORIXÁS na minha tribo que eu tinha interesse. Depois da aula, eu pesquisei sobre os orixás sem medo dos meus pais, com meus resultados pelas pesquisas, conhecia todos que eu queria saber sobre os orixás nunca vi fisicamente, só nos livros.
No entanto, o que eu li tem semelhantes com a história que eu sabia sobre o Deus superior que mora no céu. E agora eu entendi a razão por que meus pais me impediram saber algo sobre os orixás até na igreja também, é muito confuso e precisa muitas questões.
Agora eu sei a diferença porque eu tinha oportunidade de ler sobre os orixás da minha cultura (raiz) e o Deus superior. Eu tenho uma percepção sobre os orixás, conheço os nomes dos orixás diferentes e o que cada um significa. Nós temos vários, mas os mais famosos são OGUN, SANGO, OSUN, OXALA e mais outros.
OGUN é o deus de ferro, e as maiores das pessoas que adoram esse deus são caçadores porque se acreditam que ogun estava um caçador na terra. Então os caçadores oram para ele quando eles vão para caçar. SANGO é o deus de fogo. OSUN é um feminino deus e ela é o deus de água e deus de fertilidade. OXALA que também se chama OBATALA é o deus de luz. Acredita-se que ele é o primeiro que veio de céu.
Finalmente, o culto de orixás é uma religião tradicional no meu país, é uma cultura e tradição principalmente por os povos iorubas e ainda tem iorubas que se acreditam nesses deuses, mas para mim, acho que é uma tradição primitiva e antiga porque nessa geração as pessoas  acreditam mais no Deus superior no céu.


OMOLOLA OLUWATOSIN APOESO – Graduanda em Letras Vernáculas com um Língua Esgrangeira

Um comentário:

  1. Interessante ver a descoberta de outras culturas em seu texto.

    ResponderExcluir