sábado, 2 de dezembro de 2017

INDOOR (Crônica)

Não sei se é de hoje ou de muito antes o fato de as portas dos banheiros, no geral de espaços públicos - mais precisamente de escolas ou universidades públicas -, assumirem a função extra de servirem como recurso para exteriorizar pensamentos escritos à caneta. Mas pera lá, pensando assim, à primeira vista, nos parece que a ação de disseminar ideias através das portas de tais locais se configura em um ato totalmente despretensioso. Não é bem assim. O problema relacionado a isso surge justamente porque qualquer um pode expressar qualquer ideia. A verdade é que elas servem, teoricamente, como murais democráticos. Um fato curioso é que, ao utilizarmos um banheiro com as portas “carregadas” de ideias, ao lermos tais ideias, involuntariamente, tentamos traçar o perfil psicológico do enunciador. Mas não nos enganemos, pois se fazemos isso é por pura curiosidade de tentar desvendar quem estaria por trás de tais ideias, do que por qualquer outra intenção.


Se nos interessamos pelas frases contidas ali, podemos separá-las em categorias gerais, sendo que as mais usais, penso eu, são: “DESABAFE AQUI!”; “PREGUE A PALAVRA DE DEUS AQUI!”; “EXPONHA QUALQUER TIPO DE INTOLERÂNCIA AQUI!”; “COMPARTILHE SUAS IDEIAS MACHISTAS AQUI!”... E categorias outras que são menos precisas. Desse modo, não penso que seja loucura imaginar um tempo futuro não tão distante em que, ao entramos nesses espaços - assim como já se observa em iguais espaços de locais privados -, nos deparemos com a antiga “novidade” publicitária: “ANUNCIE AQUI!”. E o mundo finalmente será apresentado mais diretamente - mas nem por isso claramente - ao estrangeirismo indoor, ou à expressão similar, imagino. Até porque: a cultura cria, o mercado se apropria.
Porém, voltando à ideia primeira, não devemos esquecer ainda dos que, não satisfeitos com a “plataforma” porta, estendem suas ideias escritas às paredes dos banheiros. Mas paremos aqui, porque sinto que isso é problematização para outro problematizador. Portanto: CHEGA!

Rosilaine Costa – Graduanda em Letras Vernáculas com uma Língua Estrangeira – Turma 3


2 comentários:

  1. Nunca vi essa temática ser discutida e, por isso, gostei muito. As expressões escritas nas portas dos banheiros são, de certa forma, um exercício da liberdade.

    ResponderExcluir
  2. Me diverti com seu texto! Adoro ler portas de banheiro. E achei ótima a idéia de suporte para anunciantes! rsrs

    ResponderExcluir